domingo, 17 de junho de 2012

O QUE É A BÍBLIA


Toda a Escritura Divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir, em justiça para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra (II Tim. 3:16).

A Bíblia é a revelação de Deus à humanidade, a palavra revelação significa “tirar o véu”. A Bíblia é a revelação de Deus que tira o véu dos nossos olhos para nos dar uma pequena visão dos valores eternos de Deus. Como revelação, representa o facto de que ela é Deus falando a nós através dos seus profetas e através de acontecimentos na história da humanidade.

A Bíblia foi escrita através dos séculos por vários autores diferentes sob a direcção do espírito Santo e é composta por 66 livros, 39 do antigo testamento e 27 do Novo testamento; nós vivemos hoje sob a direcção constante do espírito Santo o qual nos leva a entender a verdade (João 14: 15-18), Isto quer dizer que a sua direcção significa que ele nos ajuda a compreender a Bíblia correctamente e a prega-la verdadeiramente. Contudo, isto não quer dizer que podemos acrescentar as chamadas “novas revelações” ao conteúdo da Bíblia, ninguém é permitido acrescentar qualquer coisa que tem sido escrito nela (Apoc: 22: 18-119).

As línguas originais de toda a Bíblia são Hebraico (AT) e Grego (NT), e destas muitas traduções foram feitas, a primeira tradução numa língua moderna foi feita em 1526 por William Tyndale.

A Bíblia está dividida em duas secções principais: o Antigo Testamento e o Novo Testamento; por sua vez, o AT são divididos assim:
·    O PENTATEUCO ou os cinco primeiros livros (Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio).
·    Os doze livros HISTÓRICOS (Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II crónicas, Esdras, Neemias e Ester.
·    Os cinco livros POÉTICOS (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão).
·    Os Cinco livros dos PROFETAS MAIORES (Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel).
·    Os Doze livros dos PROFETAS MENORES (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Os livros do Novo Testamento são divididos assim:
·    Quatro livros Biográficos ou Evangelhos (Mateus, Marcos Lucas e João).
·    Treze Epístolas Paulinas (Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossensses, I e II Tessalonissences, I e II Timóteo, Tito e Filemon).
·    Uma Epístola anónima (Hebreus).
·    Sete epístolas gerais (Tiago, I e II Pedro, I, II, III João e Judas)
·    Um livro profético (Apocalipse)



Nenhum comentário:

Postar um comentário